terça-feira, 3 de junho de 2008

Ouriço-cacheiro



O Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) é um pequeno mamífero espinhoso pertencente à ordem Insectivora. Ocorrem em toda a Europa. São omnívoros altamente oportunistas, visto terem uma alimentação bastante variada que inclui insectos, minhocas, moluscos, anfíbios, répteis, ovos e até bagas de plantas silvestres e cogumelos.


Estão bem adaptados à vida nocturna, e apesar do seu corpo coberto por cerca de 6000 espinhos (que não passam de pêlos altamente rígidos e aguçados) são por vezes predados por corujas-das-torres e toirões. São frequentemente vítimas de atropelamento, quando tentam atravessar estradas (a maioria de nós certamente já viu um ouriço morto à beira da estrada). A redução do seu habitat também tem vindo a contribuir para a diminuição do seu número.


No entanto, esta espécie é considerada relativamente abundante, e encontra-se distribuída por todo o território nacional. É frequente serem encontrados em jardins públicos, hortas e plantações, onde a sua presença é muitas vezes valorizada, pela sua capacidade de eliminação de muitas espécies de insectos parasitantes das plantas, pelo que é um bom “pesticida” biológico. Para além dos locais ocupados pelo Homem, estes animais habitam variadíssimos tipos de bosque e floresta.


Costumam entrar em hibernação nos meses mais frios devido às baixas temperaturas e à escassez de alimento.

Sem comentários: