terça-feira, 3 de junho de 2008

Cobra-de-água-viperina


A Cobra-de-água-viperina (Natrix maura) é uma cobra inofensiva frequentemente encontrada perto de cursos de água, lagoas e barragens. Não constitui perigo para o Homem, dado não possuir veneno, não ser agressiva e ser de tamanho reduzido. Atinge cerca de 70 cm e é uma excelente nadadora. Alimenta-se principalmente de peixe e de anfíbios, como a rã, e também insectos e tritões. Por vezes alimenta-se de ratos, não sendo isso comum.


Visto grande percentagem da sua dieta estar directamente dependente da água, esta cobra encontra-se ameaçada pela poluição e desaparecimento dos cursos de água, mas também por outros factores, como o atropelamento, embora seja uma espécie ainda relativamente abundante, principalmente a sul do país.


É frequentemente predada por inúmeros carnívoros, como a garça, a lontra, a águia e até mesmo por outras cobras. Um interessante mecanismo de defesa desta espécie consiste no mimetismo: ao se sentir ameaçada, a cobra dobra ligeiramente a cabeça, sibila e levanta a parte anterior do corpo, assemelhando-se a uma víbora venenosa. Isto afasta muitos predadores, que na dúvida preferem não arriscar.

Sem comentários: